domingo, 26 de setembro de 2010

Alumínio presente nos desodorizantes antitranspirantes relacionado a Cancro da Mama

O uso frequente de desodorizante com efeito antitranspirante parece propiciar o aparecimento de Cancro da Mama, revela um estudo da Keele University, Reino Unido, publicado na revista científica "Journal of Inorganic Biochemistry".

Essa hipótese é fruto de um pequeno estudo junto de 17 mulheres que tinham sido submetidas a uma Mastectomia no Wythenshawe Hospital, na localidade inglesa de Manchester.

Os cientistas encontraram nos tecidos mamários dessas mulheres elevados níveis de alumínio, substância que compõe 90% dos agentes antitranspirantes da maioria dos desodorizantes. Além disso, os especialistas observaram que as maiores concentrações de alumínio, substância que estudos anteriores veicularam ao Cancro da Mama, encontravam-se na zona do peito próxima às axilas, na qual, geralmente, se aplica este tipo de produtos e onde se detectam a maioria de tumores deste tipo.

O estudo foi feito com "apenas 17 pacientes, mas os dados que mostram uma maior concentração de alumínio na região próxima às axilas são estatisticamente significantes. Não pode ter acontecido por acaso", assegura Chris Exley, responsável pelo estudo, acrescentando que “a maior concentração de alumínio na parte exterior da mama pode ser explicada pela proximidade desta região à axila, onde se costuma aplicar a maior parte das substâncias antitranspirantes".

Exley relembra que estudos anteriores já tinham indicado que a pele é permeável a este elemento.

Os cientistas, que por enquanto não conseguiram esclarecer totalmente a relação entre o uso do antitranspirante e o aparecimento de Cancro da Mama, analisam a possibilidade do tecido -que já desenvolveu o tumor - actuar como uma espécie de "porta aberta" para a entrada de alumínio, daí a alta concentração desta substância.

ALERT Life Sciences Computing, S.A.

Sem comentários:

Enviar um comentário